Uma cirurgia curta, com duração média de 1 hora, mas que pode causar grande bem-estar em quem se sente desconfortável com o tamanho das orelhas, sua forma, posição ou proporção entre elas. Estamos falando da otoplastia, a cirurgia que tem o objetivo de corrigir uma falha de nascença na estrutura das orelhas, dando equilíbrio e proporção à face.
Isso pode beneficiar a sua autoestima ou do seu filho(a), pois esse procedimento é geralmente indicado para crianças a partir da idade pré-escolar (5-7 anos, quando as orelhas já estão totalmente formadas), que podem sofrer com a autoestima baixa causada pelas orelhas em abano.
Principais indicações
A otoplastia é recomendada para:
Pós-operatório e resultados
Após a cirurgia, é normal o paciente sentir desconforto, que é controlado com a medicação. Coceira sob as ataduras também é uma queixa recorrente, mas é fundamental mantê-las preservadas e não deve removê-las de modo algum. Caso contrário, todo o procedimento pode ser colocado em risco e outra intervenção cirúrgica pode ser recomendada.
No caso das orelhas em abano, os resultados são visíveis logo após o procedimento. As cicatrizes da otoplastia são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais.